segunda-feira, 11 de maio de 2015

Preparando-se Para o Avivamento


Nancy Leigh DeMoss



Mesmo não existindo uma "receita" que garantirá o avivamento, a Palavra de Deus esboça as condições que devem preceder uma visita da presença dEle para um avivamento. Em nenhum outro lugar, estas condições estão soletradas mais claramente em que 2 Crônicas 7:14 NVI



"Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra."



As seguintes perguntas foram planejadas para ajudar-nos a avaliar se estamos ou não satisfazendo as condições de Deus para o avivamento. Em atitude de oração, considere essas perguntas; pergunte a você mesmo, "Eu sou um candidato para o avivamento? A minha vida está em uma condição que Deus se agradaria em enviar um avivamento ao meu coração, meu lar, minha igreja e minha comunidade? Deus poderia usar a minha vida como um instrumento de avivamento?"



Peça ao Espírito de Deus que sonde o seu coração e te revele quaisquer aspectos específicos que você não esteja satisfazendo em relação às condições de Deus para o avivamento. Marque com um X cada pergunta onde Ele te tocar com convicção sobre a necessidade de um avivamento.



Se o meu povo...



A promessa de Deus de "ouvir, perdoar e sarar" é condicional. Começa com "se". Não é qualquer pessoa que pode tomar posse dela; ela é para o povo de Deus. Você se qualifica?



  • Eu sou um filho de Deus? Houve um momento da minha vida em que recebi a Cristo?
  • Eu tenho confiado na graça de Deus e no sangue derramado de Cristo para me salvar, independente de qualquer boa obra que eu tenha feito?
  • Eu reconheço que tenho um "novo dono", que a minha vida não é mais minha, que eu fui "comprado por um preço" e que eu pertenço a Deus?
  • O meu relacionamento com Deus é a coisa mais importante da minha vida? Estou cultivando diariamente uma relação significativa e íntima com Ele?

que se chama pelo meu nome...



Que privilégio e responsabilidade é ser "chamado pelo nome de Deus"! Quando aqueles que carregam o nome de Cristo começarem a revelar a aparência dAquele cujo nome eles carregam, o mundo será irresistivelmente atraído a Ele.



  • As pessoas que não são salvas da minha vizinhança, minha comunidade e meu lugar de trabalho sabem que eu sou cristão?
  • Eu imediatamente me apresento como crente quando entro em contato com incrédulos?
  • Eu reflito a santidade, integridade e espírito de Deus em minha conduta diária e lidando com os outros?
  • Quando aqueles à minha volta têm necessidades pessoais ou espirituais, eles se dirigem a mim para ajudá-los a achar respostas verdadeiras?


se humilhar...



O nosso Senhor foi um exemplo de vida de verdadeira humildade. Ele deixou o esplendor e a glória do céu, se revestiu de nossa humanidade, e se rebaixou para lavar os pés daqueles que Ele criou. Ele não veio para ser servido, mas para servir e para dar a Sua vida para a salvação do mundo.



  • Eu aprecio aos outros mais do que a mim mesmo?
  • Eu me alegro quando os outros são promovidos ou elogiados e eu sou esquecido?
  • Eu sou mais consciente de minha própria insignificância e pobreza espiritual do que das falhas e fracassos daqueles ao meu redor?
  • Eu desejo servir às pessoas de minha família, igreja e comunidade e fazer deles um sucesso?
  • Eu sou rápido em admitir quando estou errado e procurar perdão?
  • Eu sofro com o meu pecado e como ele afeta um Deus Santo?
  • Eu sou transparente e aberto com outros em relação às áreas de necessidade espiritual em minha vida?
  • Quando existe um rompimento no relacionamento, eu tomo a iniciativa de ir e me reconciliar?
  • Eu assumo responsabilidade pela condição de minha vida, ao invés de culpar as circunstâncias ou os outros que talvez tenham me machucado?
  • Eu sou rápido para perdoar e mostrar misericórdia e compaixão àqueles que me fizeram mal, ao invés de cultivar rancor?


e orar...



 A oração é a ferramenta de Deus dada aos Seus santos, através da qual, a vontade de Deus é feita na terra, assim como no céu.



  • Eu oro?
  • Eu tenho períodos de oração regulares e intensos quando estou sozinho com o Senhor?
  • Eu oro fielmente pelas necessidades de meu cônjuge, meus filhos e outros membros de minha família?
  • Eu oro regularmente pelo meu pastor, minha igreja e outros crentes em minha comunidade?
  • Eu oro seriamente por avivamento e um despertar espiritual em minha comunidade, minha nação e no mundo?
  • Eu oro especificamente por aqueles ao meu redor que estão perdidos e em necessidade de um salvador?
  • Eu oro regularmente com outros crentes para que a vontade de Deus seja feita em minha vida e em meu mundo?
  • Quando Deus toca o meu coração durante as atividades do dia ou mesmo durante as horas da noite, eu sou rápido a responder dedicando-me à oração?
  • Se o avivamento do meu lar, minha igreja e da minha comunidade dependesse das minhas orações, o avivamento aconteceria?


buscar a minha face...



O avivamento é o fruto da busca por Deus, e não de suas bênçãos. Buscar a  face de Deus significa desejar intimidade com Ele acima de tudo.



  • Eu passo tempo diariamente assentado aos pés de Jesus, ouvindo Sua Palavra e O adorando?
  • O Senhor Jesus ocupa o centro dos meus pensamentos durante o dia? Ele é o supremo objeto do meu afeto?
  • Eu sinceramente procuro conhecer mais do coração, vontade e caminhos de Deus com regularidade?
  • Eu desejo ficar na companhia de Deus mais que na de qualquer amigo humano ou membro da família?
  • Eu desejo a pessoa de Deus mais do que qualquer coisa que Ele possa me dar: bens materiais, conforto, conveniência, problemas resolvidos, felicidade pessoal, ...?
  • Eu amo retidão e odeio o mal?
  • Eu sou rápido a concordar com Deus quando o Seu Espírito me convence de pecado?
  • Eu tenho me arrependido e abandonado toda ação ou hábito em meu estilo de vida que não seja agradável a Deus?
  • Quando eu enfrento decisões difíceis, ou as pessoas me pedem conselho, eu me volto instintivamente a Deus para a Sua solução e a Sua sabedoria?


e se afastar dos seus maus caminhos...



Deus não ouvirá ou responderá as orações daqueles que insistem em seguir seus próprios caminhos, daqueles que recusam arrepender-se e abandonar seus caminhos pecaminosos.



  • Eu tenho me arrependido e abandonado todo pecado "secreto" que Deus tem revelado em meu coração, em meus pensamentos ou em minha vida particular?
  • Eu tenho sido completo em meu arrependimento, abandonando não somente comportamentos pecaminosos, mas a raiz do pecado, as atitudes do coração e os valores mundanos que tenham produzido aqueles comportamentos?
  • Eu tenho deliberadamente, decisivamente e completamente removido da minha vida cada influencia que possa me tentar a satisfazer os desejos da carne ou pecar contra Deus de alguma maneira?
  • Eu sou transparente com uma pessoa de confiança, que me ouve e aconselha em quaisquer áreas de minha vida onde eu ainda seja propenso a retornar aos meus caminhos pecaminosos?
  • Eu posso honestamente dizer que não há pecado não confessado entre a minha alma e o Salvador, que o meu coração é puro e os meus caminhos são agradáveis a Deus?

© Revive Our Hearts. By Nancy Leigh DeMoss.
www.reviveourhearts.com (website em inglês).
https://avivanuestroscorazones.com/resource-library/topics/portugues/ (website em espanhol com alguns recursos em português).

Traduzido com permissão por Neyzimar Ferreira Lavalley