sexta-feira, 15 de maio de 2015

Sete Fontes de Alegria



John Piper



"Minha alegria transborda em todas as tribulações." 
2 Coríntios 7:4 NVI



O que é extraordinário sobre Paulo é como a alegria dele era inacreditavelmente duradoura quando as coisas não estavam indo bem.



De onde vinha esta alegria?



Em primeiro lugar, ela foi ensinada por Jesus: "Bem-aventurados serão vocês, quando os odiarem... Regozijem-se nesse dia e saltem de alegria, porque grande é a sua recompensa no céu" (Lucas 6:22-23 NVI). Os problemas que você enfrenta por causa de Jesus aumentam o seu tesouro no céu; tesouro este que dura muito mais do que os da terra.



Segundo, ela vem do Espírito Santo e não de nossos próprios esforços, imaginação ou criação de família; "O fruto do Espírito é... alegria" (Galatas 5:22 NIV), "De fato, vocês se tornaram nossos imitadores e do Senhor, pois, apesar de muito sofrimento, receberam a palavra com alegria que vem do Espírito Santo" (1 Tessalonicenses 1:6 NVI).



Terceiro, ela vem por você pertencer ao Reino de Deus. "Pois o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo" (Romanos 14:17 NVI).



Quarto, ela vem através da fé, de acreditar em Deus. "Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nele, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo" (Romanos 15:13 NVI), "Convencido disso, sei que vou permanecer e continuar com todos vocês, para o seu progresso e alegria na fé" (Filipenses 1:25 NVI).



Quinto, ela vem através de ver e conhecer Jesus como Senhor. "Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: Alegrem-se!" (Filipenses 4:4 NVI)



Sexto, ela vem através dos companheiros crentes que trabalham duro para ajudar-nos a colocar o foco nessas fontes de alegria ao invés de circunstâncias enganosas."Não que tenhamos domínio sobre a sua fé, mas cooperamos com vocês para que tenham alegria, pois é pela fé que vocês permanecem firmes" (Coríntios 1:24 NVI).



Sétimo, ela vem através dos efeitos santificadores das tribulações. "Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança; a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança" (Romanos 5:3-4NVI).



Se nós ainda não somos como Paulo, ele nos chama a ser. "Tornem-se meus imitadores, como eu o sou de Cristo." (1 Coríntios 11:1 NVI). E para a maioria de nós, isto é um chamado a orar sem cessar. É uma vida sobrenatural. 


By John Piper. ©2015 Desiring God Foundation. 
www.desiringGod.org (website em inglês com alguns recursos em português).

Traduzido com permissão por Neyzimar Ferreira Lavalley