segunda-feira, 18 de maio de 2015

Três Maneiras de Relembrar a Graça de Deus


Steven Lee



Relembrar quem Deus é e quem somos nós é o antídoto contra a murmuração. Se nós olhássemos o nosso mundo, as nossas vidas e as nossas circunstâncias através das lentes da cruz de Jesus, tudo entraria em foco. E a nitidez da visão despertará em nós a alegria. É olhando através dessa lente que acharemos um profundo senso do que significa ser amado por um Pai celestial que é bondoso e gracioso.



Aí vão três exemplos de como Deus chama o povo de Israel a relembrar. Ao invés de encobrir o passado, nós somos chamados a recontá-lo, deixando o testemunho da fidelidade de Deus nos induzir em amor e adoração.



1- Lembre-se da redenção de Deus para obedecer as palavras dEle.



Em Deuteronômio 5:15 (NVI) Deus diz: "Lembra-te de que foste escravo no Egito e que o Senhor, o teu Deus, te tirou de lá com mão poderosa e com braço forte. Por isso o Senhor, o teu Deus, te ordenou que guardes o dia de sábado."



O que é que o sábado tem a ver com a escravidão? Por que Israel deve se lembrar da sua escravidão no Egito e o que isso tem a ver com guardar o dia de sábado? A lógica funciona assim: Somente escravos trabalham sete dias sem descanso; mas Deus graciosamente libertou vocês para que vocês descansem um dia a cada sete dias da semana. Vocês são um povo livre e redimido, então vivam de tal maneira. Lembre-se da redenção graciosa de Deus e deixe que ela lembre vocês que agora são livres para seguir os caminhos de Deus. Vocês não são mais escravos de um feitor mau.



Da mesma maneira, nós devemos relembrar a nossa escravidão ao pecado e à perversidade. Nós éramos escravos de nossos desejos depravados. Mas agora Deus nos resgatou da escuridão para a luz, para que possamos nos deleitar nEle. Se nos lembramos corretamente de nossa condição antiga, nós veremos a alegria e beleza dos mandamentos de Cristo. Santidade não é um fardo, é liberação. Relembrar o que Deus fez ajuda-nos a obedecer alegremente aos Seus mandamentos. Ele sabe o que é melhor para nós.



2- Lembre-se de sua condição anterior para que você tenha compaixão pelos outros.



Deus novamente lembra Israel que eles foram escravos no Egito para que eles não pervertam a justiça para o órfão ou para o estrangeiro (Deuteronômio 24:17-18). Ao contrário, Deus os ordena fazer a colheita dos campos ineficazmente com a finalidade de mostrar compaixão. Não colha tudo. Não faça a colheita completa de seus campos. Deixe algo para o estrangeiro, para o órfão e para a viúva, para que "o Senhor, o seu Deus, os abençoe em todo o trabalho das suas mãos" (Deuteronômio 24:19 NIV). A lógica segue assim: Não oprima o fraco porque você foi fraco e oprimido no passado. Lembre-se como você estava 'nestas mesmas condições' e como Deus cuidou de você.



Da mesma maneira, nós devemos lembrar quão graciosos os outros foram conosco quando éramos espiritualmente ignorantes, tínhamos as mentes fechadas ou éramos teimosos em nosso pouco saber. Lembre-se de que no passado éramos pobres e desesperados. Agora deveríamos tratar com a mesma graça os opressos, abandonados e negligenciados em nossa comunidade.



3- Lembre-se de seu pecado para que se deleite no perdão de Deus.



É de admirar-se que Deus diz a Israel que estava lhes dando a terra para possuir a despeito da teimosia deles. Deus diz a Israel: "Lembrem-se disto e jamais esqueçam como vocês provocaram a ira do Senhor, o seu Deus, no deserto" ( Deuteronômio 9:7 NIV).



Isso é desconcertante. Deus se esquece dos nossos pecados, não deveríamos nos esquecer deles também? Ao invés, nós somos instruídos a relembrar como éramos pecaminosos. Deus declara: "Não se esqueça de como vocês têm sido pecaminosos e perversos. Não se esqueçam de seu pecado e rebelião contra mim." Por quê? Porque a sua experiência atual da graça e bondade de Deus é totalmente imerecida. Tudo é graça. O pecado nos relembra de quão abundante e quão fantástico é o perdão de Deus. Se agora, como nova criação, nós temos memória do nosso passado pecaminoso, ficaremos ainda mais admirados e maravilhados por termos sido perdoados e reconciliados pelo sangue do Cordeiro.



Deus nos redimiu a despeito de quem somos e descansamos em Sua misericórdia para sempre. Que a beleza e a majestade do evangelho possam permear sobre as ruínas do nosso passado pecaminoso, e que Jesus seja ainda mais engrandecido. 

©2015 Desiring God Foundation. 
www.desiringGod.org (website em inglês com alguns recursos em português).

Traduzido com permissão por Neyzimar Ferreira Lavalley