sexta-feira, 27 de março de 2015

Dez Perguntas Sobre Namoro – Respostas de Matt Chandler (Perguntas 1 e 2)


Tony Reinke
  
Matt Chandler é marido, pai, pastor de uma igreja (The Village Church) em Dallas, e autor de vários livros, incluindo The Mingling of Souls: God´s Design for Love, Marriage, Sex, and Redemption (O Entrelaçar de Almas: O Plano de Deus para o Amor, Casamento, Sexo, e Redenção). 


Recentemente Matt foi nosso convidado no podcast Pergunte ao Pastor John e respondeu dez perguntas sobre a vida de solteiro e sobre namoro.


Nós recebemos muitas perguntas de moças e rapazes cristãos que ainda não se casaram. Esta fase da vida desperta muitos desejos e esperanças, incertezas e inseguranças, e perguntas pastorais complicadas.


Para nos ajudar escolher as perguntas certas, pedimos ajuda a três amigos que ainda não se casaram e eles tiveram tempo para pensar nos desafios enfrentados pelos solteiros: Lore Ferguson, Paul Maxwell e Marshall Segal que recentemente ficou noivo. Nós selecionamos as seguintes questões:


  1. O meu namorado (ou namorada) é consagrado o suficiente?
  2. Pode haver o “rápido demais” em um namoro cristão?
  3. O Facebook arruinou o namoro?
  4. A minha igreja deveria me ajudar a casar?
  5. Eu deveria namorar uma moça consagrada que eu não acho atraente?
  6. O namorado deveria ser “líder” da namorada?
  7. Como posso manter a pureza sexual no namoro?
  8. Quando um solteiro deve parar de namorar?
  9. Namoro e casamento para vítimas de abuso no passado.
  10. Qual esperança Deus oferece para solteiros solitários?



Abaixo você lerá uma transcrição editada de nossa conversa com Chandler. Dê uma olhada nas perguntas que você achar relevante para sua vida.


Pergunta 1: O meu namorado (ou namorada) é consagrado o suficiente?


A Bíblia ordena que cristãos se casem “no Senhor”, ou seja, que se casem com outros cristãos (1 Coríntios 7:39; 2 Coríntios 6:14). Mas em uma época em que ser crente só de nome pode se fazer passar por maturidade autêntica, dê-nos alguns exemplos simples de crescimento espiritual que um homem ou mulher devem procurar em uma potencial esposa ou esposo.


Eu acredito que você deve procurar alguém que encara com seriedade o crescimento da própria fé. Então, eu acredito que a igreja realmente serve e ajuda os solteiros cristãos a considerarem o casamento e a considerarem o namoro. Dentro da aliança que existe na comunidade da fé, deveria haver pessoas próximas a um indivíduo que são capazes de testemunhar a respeito de sua reputação, falar se este indivíduo trata com seriedade seu crescimento no Senhor, e se ele (ela) está declarando guerra contra o pecado em sua vida. E é isso que você deve procurar em uma pessoa. Existe seriedade nesta pessoa quanto ao desejo de crescer no relacionamento com o Senhor e no conhecimento do Senhor?


Porque o que tenho notado é que tragicamente o cristão solteiro chega a uma fase de desespero, principalmente jovens moças, e elas pensam assim: “Mas ele é cristão, ele frequenta a igreja.” Mas o que elas realmente estão dizendo é que o rapaz vai à igreja duas vezes por mês, mas além de assistir o culto, ele não apresenta uma seriedade real em relação ao seu crescimento no conhecimento de Deus, ou no seu crescimento em entender a Bíblia, ou em ser uma pessoa de oração, nenhum avivamento ou renúncia pode ser identificado, e ninguém conhece a pessoa o suficiente para testemunhar um crescimento em seu caráter.


De forma prática, isso significa que o solteiro (solteira) está procurando pessoas que o aconselhem. Eles estão sendo discipulados, seja de forma organizada ou básica, seja porque eles fazem parte do sistema de discipulado da igreja ou porque eles encontraram um homem ou mulher mais experientes e convidaram esta pessoa a participar de suas vidas, aconselhando-os. Eu acredito que estes detalhes apresentam um modelo mais seguro do que a capacidade de recitar versículos da Bíblia e aparecer no culto toda semana.


Pergunta 2: Pode haver o “rápido demais” em um namoro cristão?


Pode existir tal coisa como “rápido demais” em um namoro cristão? Como saber se um relacionamento de namoro está progredindo rápido demais emocionalmente, ou rápido demais em direção ao casamento?


Eu tenho que usar cautela quanto a afirmar que existe tal coisa como o “rápido demais”. O que eu prefiro perguntar é o seguinte: O que está motivando essa rapidez? Se o que motiva a rapidez é apenas mera atração física ou puro sentimentalismo que se apressa para achar a “pessoa certa”, então está “rápido demais”. Se o relacionamento está desenvolvendo mais rápido do que o conhecimento do caráter, da reputação e do que o conhecimento da santidade, então está extremamente rápido. 


Mas se você está em um contexto em que a santidade da pessoa tem sido observada, você tem se maravilhado com o caráter dessa pessoa, e você pode se alegrar com as coisas que Deus tem feito nesta pessoa e através dela, então a rapidez não é um grande elemento.


Temos uma pessoa que trabalha conosco que conheceu e casou-se com seu esposo em uma questão de meses. Ela o tinha observado em seu ministério na igreja. Ela conhecia a reputação dele. O que motivou a rapidez não foi o fervor das emoções, não foi o medo da solidão, ou o desespero, ou o pensamento de que talvez esta fosse sua única chance. Não foi nada disso. Ao contrário, havia o conhecimento da sua fidelidade a Deus, do desejo dele em servir ao Senhor, e uma seriedade dele em relação às coisas do Senhor.