segunda-feira, 16 de março de 2015

Consequências de Pecados Perdoados


John Piper


Uma vez mais fui tocado pela história do pecado de Davi contra Urias (assassinato) e Bate-Seba (adultério) e a reação de Deus em 2 Samuel 11-12. Davi reconhece que a prática de tais coisas merece a morte (12:5). Mas no final Natan diz: “O Senhor perdoou o seu pecado. Você não morrerá” (12:13 NVI).


Mas apesar de o pecado ter sido perdoado e a sentença de morte revogada, Natan diz: “Entretanto, uma vez que você insultou o Senhor, o menino morrerá” (12:14 NVI). Mesmo sendo perdoado, alguma “punição” pelo pecado permaneceu. Coloco “punição” entre aspas porque acredito que devemos diferenciar as consequências de pecados perdoados (v. 13) das consequências de pecados não perdoados. Neste último caso elas são devidamente chamadas punição. No caso de pecados perdoados deveríamos provavelmente chamá-las “consequências disciplinares”.


Isto quer dizer que são relacionadas ao pecado e refletem a desaprovação de Deus pelo pecado, mas seu objetivo não é uma justiça de retribuição. Elas não são parte da condenação. O objetivo destas consequências para pecados que foram perdoados não é acertar as contas como exige a justiça de retribuição.


Esta é a finalidade do inferno. Há um julgamento cujo propósito é vindicar a justiça através do pagamento de toda injustiça e assim estabelecer equidade no Reino de Deus que é de justiça. Isso foi feito na cruz para aqueles que estão em Cristo e é feito no inferno para aqueles que não estão em Cristo.


Mas o objetivo de Deus impor consequências para pecados que foram perdoados não é um acerto de contas como exige a justiça de retribuição. Os objetivos de Deus em impor consequências a pecados perdoados são:


1)      Demonstrar a excessiva perversidade do pecado,

2)      Mostrar que Deus não minimiza o pecado mesmo quando Ele remove a punição,

3)      Desenvolver humildade e santidade no pecador perdoado.


Desta maneira, Hebreus 12:6 nos ensina que “o Senhor disciplina a quem ama, e castiga todo aquele a quem aceita como filho” (NVI).

É extremamente importante ensinar isso em uma época em que há um desequilíbrio, com ênfase no afeto do Pai em perdoar e com exclusão do rigor envolvido no perdão do Pai. Por isso muitas pessoas não sabem como categorizar e lidar com as consequências dos pecados em suas vidas, tornando-se menos bíblicas e menos centradas em Deus na sua interpretação da vida.


Pelo poder da verdade e do Espírito, nós devemos aprender a celebrar a graça de Deus, o perdão dos pecados, a esperança da glória e a alegria do Senhor ao mesmo tempo em que possamos estar sofrendo as consequências de pecados que foram perdoados. Não podemos concluir que o perdão seja o mesmo que a ausência de uma consequência dolorosa. A vida de Davi é uma ilustração vívida desta verdade. Que Deus nos dê a graça para aprendermos e vivermos esta verdade.


Apreciando, com vocês, o rigor e o afeto da verdade de Deus,


Pastor John

By John Piper. ©2015 Desiring God Foundation. Website:

Traduzido com permissão por Rachel Machado Soares Beere