quarta-feira, 25 de março de 2015

Quatro Sinais de Que o Seu Deus É Pequeno Demais



Erin Davis




Deus é grande.



É tão grande que:






Sim, Deus é grande, e mesmo assim, o que nós sabemos através da Bíblia, é somente a borda de suas obras (Jó 26:14). Nós não podemos sequer começar a entender quão grande Ele realmente é antes de chegarmos ao Céu.



Talvez seja por isso que eu tenha a tendência de tratá-lo como se fosse pequeno. Eu reduzo o Seu poder e o Seu amor a algo minúsculo e insignificante. Ou, na maioria das vezes, eu acho que sou eu quem importa por aqui. Aí, as coisas têm a tendência de ficarem descontroladas. Com esse padrão na mente, eu pensei em compartilhar quatro maneiras de sabermos quando o nosso conceito de Deus é pequeno demais.



1) NÓS ACHAMOS QUE A SUA GRAÇA É COMO UMA TORNEIRA E PODE SER FECHADA



Hebreus 10 é uma passagem poderosa das Escrituras que revela o significado da morte de Cristo por nossos pecados. Aqui vai uma amostra:



"Pelo cumprimento dessa vontade fomos santificados, por meio do sacrifício do corpo de Jesus Cristo, oferecido uma vez por todas." (versículo 10)



“Dos seus pecados e iniquidades não me lembrarei mais” (versículo 17)



A morte de Jesus cobre o nosso pecado de uma vez por todas. Por causa do Seu sacrifício, o nossa lista de pecados, não importa quão grande, é apagada e não mais lembrada. Está terminado. Os seus pecados foram perdoados.



Eu frequentemente erro a proporção Deus X Pecado. Eu acho que o meu pecado é maior do que Deus. Ou eu acho que Deus é muito pequeno para realmente lidar com o problema do meu pecado. E é por isso que eu frequentemente tenho que pregar estes sermões para mim mesma:



  • Eu não sou a única pessoa da humanidade para a qual a cruz não se aplica.
  • Este não é o pecado que irá tirá-la da coluna de "perdoados" e colocá-la na coluna de "condenados", no livro de Deus.
  • Jesus não teve que ficar na cruz um tempo adicional por sua causa. O sacrifício dEle cobre o seu pecado.



Os fatos são que um Deus muito grande fez um sacrifício enorme para cobrir o meu imenso problema do pecado. Quando eu duvido do Seu perdão ou me preocupo com o fato dele se esgotar, eu esqueço quão grande Ele é.



2) NÓS ACHAMOS QUE ELE NÃO PODE LIDAR COM DETERMINADO PECADO



"O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus." (Filipenses 4:19 NIV)



Deus nos suprirá em toda necessidade. Você ama essa promessa?



Esse é um versículo tão bom para colocarmos na parede de casa, mas quando enfrento desafios, acho por vezes difícil de acreditar? Tem mais alguém comigo nessa situação?



  • E esse relacionamento quebrado? Deus pode realmente trazer reconciliação?
  • E essa doença? Deus pode realmente trazer a cura?
  • E essa ferida? Deus pode realmente sará-la?
  • E esse pecado? Deus realmente me libertará?
  • E essa situação? Deus realmente pode intervir?



Quando a necessidade parece grande demais, eu tenho a tendência de me preocupar que Deus seja muito pequeno para supri-la. Eu sou grata que isso não é o que a Bíblia nos ensina, ou o que tenho experimentado repetidas vezes. Deus é realmente capaz de suprir cada necessidade.



3) NÓS O TRATAMOS COMO O NOSSO GÊNIO PARTICULAR



Suprir a cada uma de minhas necessidades não é o mesmo que responder a cada uma de minhas orações exatamente como eu quero que Ele o faça, mas às vezes eu certamente gostaria que fosse.



Eu tenho orado muitíssimo por algo há mais de um ano, e até agora nada parece estar acontecendo. Algumas vezes, em momentos de frustração, eu quero gritar para Deus: "Você não é grande o suficiente para lidar com isto?"



Mas quão grande Ele realmente seria se eu pudesse controlá-lo como uma marionete?



É por Deus ser tão grande que Ele é o único com a perspectiva certa de como as coisas devem ser. Afinal de contas, Ele é o Princípio e o Fim (Apocalipse 22:13). Ele é o Rei Imortal e Eterno (I Timóteo 1:17). Os Seus caminhos são superiores, assim como os céus são superiores à terra. (Isaías 55:8-9)



É como se eu tivesse uma visão tão reduzida da minha vida como em close-up; eu só consigo ver a imagem com os pixels distorcidos. Mas Deus consegue ver a imagem ampliada. Quando Ele não responde às minhas orações da maneira que eu quero, é porque Ele é muito grande e não muito pequeno.



4) NÓS VIVEMOS COMO SE ESTIVÉSSEMOS NO TRONO



Esta é uma de minhas passagens favoritas – eu sei que falo isso muito, mas essa realmente é!



E em frente do trono havia uma coisa parecida com um mar de vidro, claro como cristal.

Em volta do trono, em cada um dos seus lados, estavam quatro seres vivos, cobertos de olhos, na frente e atrás.  O primeiro desses seres parecia um leão. O segundo parecia um touro. O terceiro tinha a cara parecida com a de um ser humano. E o quarto parecia uma águia voando. Cada um desses quatro seres vivos tinha seis asas, que estavam cobertas de olhos nos dois lados. E dia e noite não paravam de cantar assim:


“Santo, santo, santo
é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso,
que era, que é e que há de vir.”


Cada vez que os quatro seres vivos cantavam hinos de glória, honra e agradecimento ao que está sentado no trono e que vive para todo o sempre, os vinte e quatro líderes caíam de joelhos diante dele e o adoravam. Atiravam as suas coroas diante do trono e diziam:
“Senhor nosso e nosso Deus!
Tu és digno de receber glória,
honra e poder,
pois criaste todas as coisas;
por tua vontade elas foram criadas
e existem.”
(Apocalipse 4: 6-11 NTLH)


Isso descreve a sala do Trono de Deus. Todos na sala são tomados de admiração pelo Seu poder, majestade, e ... grandeza!



Mas aqui estão algumas perguntas antes de darmos uma olhada na sala do Trono:



  • Onde eu estou nessa história?
  • Onde está o meu trono?
  • Onde está a minha coroa?
  • Quem está me adorando?



Nós não estamos na sala do trono, nós não somos o centro da atenção. Sim, somos filhas do Rei, mas esses versículos mostram claramente que Deus é quem está no Trono. Quando nós vislumbramos quão grande Deus realmente é, e como somos tão pequenos em comparação, nós deveríamos responder com humildade. O nosso foco deveria se mover de uma mentalidade que só pensa em mim mesma, para uma mentalidade que é centrada na supremacia do Rei.



Uma resposta grande para um grande Deus



Deus é grande. Ele é infinito. Ele é eterno. Toda a vida começa e termina com Ele. Esta é a linha final, mesmo que os nossos corações nos digam o contrário.



Então, como deveríamos responder a esse Deus enorme? Nós devemos adorá-lo.  Como você tem visto a grandeza de Deus?
© Revive Our Hearts
www.reviveourhearts.com (website em inglês)
https://www.avivanuestroscorazones.com/resource-library/topics/portugues/ (website em espanhol com alguns recursos em português)
http://www.liesyoungwomenbelieve.com/4-signs-god-small/ (texto original em inglês)

Traduzido com permissão por Neyzimar Ferreira Lavalley