segunda-feira, 30 de março de 2015

Tornando-se Uma Solteira Virtuosa



Nancy Leigh DeMoss

"A mulher sábia edifica a sua casa, mas com as próprias mãos a insensata derruba a sua." Provérbios 14:1 NVI



1- Existe algo em minha fala, ações, modo de vestir ou atitudes que pode tentar os homens ao meu redor?



2- Estou construindo a minha "casa" (lar, trabalho, igreja) ou a estou destruindo?



3- Estou absorvendo pensamentos e desejos sensuais através de livros, revistas, programas de TV, música ou filmes que não são moralmente puros?



4- Estou investindo nas vidas daqueles ao meu redor? Estou encorajando o coração dos meus  irmãos ou daqueles que Deus tem me chamado a abençoar?



5- Estou me voltando para algum homem (pastor, conselheiro, colegas, etc.) para preencher o vazio emocional de minha vida? Eu vou a um homem ao invés de Deus para preencher minhas necessidades emocionais?



6- Estou cultivando um espírito de gratidão e alegria? Estou me regozijando no Senhor?



7- Existe algum comportamento ou relacionamento no qual estou envolvida que estou escondendo? Estou envolvida em algo neste momento que não iria querer que meu marido saiba, se eu me casar no futuro?



8- Estou dando o melhor de minha energia física e emocional para o Senhor?



9- Estou descontente? Estou alimentando pensamentos que me incapacitam de achar realização no serviço ao Senhor e àqueles ao meu redor que o Senhor me chamou a servir?



10- Estou cultivando um espírito agradável e gracioso com minhas palavras, ações e atitudes que trazem honra e glória a Deus?



11- Sou crítica ou julgadora? Os meus pais têm a liberdade de serem honestos comigo?



12- Estou impedindo que as minhas emoções, atenção e afeição se voltem para qualquer homem com o qual não estou comprometida ou casada? Estou protegendo os pensamentos e sentimentos do meu coração?



13- As minhas conversas são negligentes, grosseiras ou não condignas de uma mulher de Deus?



14- Sou discreta e comportada na maneira com que falo aos homens no trabalho?



15- Estou expressando admiração a um homem de uma maneira que seria mais apropriada se vindo de sua esposa?



16- Eu transmito um espírito manso, quieto e submisso?



17- A minha conduta tem a tendência de ser "barulhenta e desafiante"? Eu domino ou tento controlar os homens ao meu redor?



18- O meu modo de vestir ajuda os homens a manter os seus pensamentos puros e centrados em Cristo? O meu modo de vestir é feminino e modesto?



19- Eu sou uma "porta" ou uma "parede" (Cânticos 8:9)? Sou uma mulher "livre e solta"? Estou transmitindo aos homens ao meu redor que estou "disponível"? A minha conduta convida os homens a "compartilharem" partes íntimas de meu corpo, alma ou espírito? Eu flerto através de palavras, olhares ou comportamento?



20- Tenho o propósito em meu coração de ser moralmente pura?



21- No presente momento, estou em uma situação que é, ou pode se tornar, comprometedora?



22- Eu reservo as conversas íntimas, olhares, palavras e toques para o meu futuro marido (se eu me casar?)



23- Tenho me tornado um "refúgio" para o homem que talvez esteja tendo problemas em seu casamento?



24- Tenho entregado meus desejos sexuais em honra ao Senhor, meu futuro marido e aos casamentos ou futuros casamentos daqueles ao meu redor? Estou andando em santidade e honra?



25- Eu estimo e valorizo qualquer homem mais do que ao Senhor? Eu amo qualquer homem mais do que eu amo ao Senhor? Quem vem primeiro em minha estima?



26- Aqueles que me conhecem melhor diriam que sou uma mulher de virtude moral e pureza?



27- Estou em uma situação que pode parecer comprometedora aos outros?



28- Tenho confiado em uma mulher de santidade para me aconselhar em minha caminhada com Deus e com outros?



29- Trato aos homens com respeito, mantendo uma distância adequada deles, física e emocionalmente?



30- Tenho construído e mantido uma "proteção" adequada em minha relação com os homens? Tenho definido quais são os limites?



Eu reconheço e renuncio o meu envolvimento pecaminoso com ___________ e oro no nome e através do sangue do nosso Senhor Jesus Crist, para que quebre essa fortaleza em minha vida. Eu reconheço Senhor, que esse pecado tem tido uma influência perniciosa em minha vida (e futuro casamento). Deus, eu humildemente peço que o Senhor me perdoe e me lave no sangue de Cristo, limpando-me desse pecado. Eu te peço, Senhor Jesus, que tome de volta a área dada ao inimigo através desse meu envolvimento, e eu rendo essa área no Seu controle. Eu me comprometo a honrá-lO em meu coração, praticar a pureza e discrição em todos os meus relacionamentos.


© Revive Our Hearts. Adaptado de “Tornando-se uma Mulher de Discrição” de Nancy Leigh DeMoss.
www.reviveourhearts.com (website em inglês).
https://avivanuestroscorazones.com/resource-library/topics/portugues/ (website em espanhol com alguns recursos em português).

Traduzido com permissão por Neyzimar Ferreira Lavalley