segunda-feira, 9 de março de 2015

Os Doces Desígnios de Deus


Jonh Piper
 
 “Porém Deus, na sua graça, me escolheu antes mesmo de eu nascer e me chamou para servi-lo. (Gálatas 1:15 NTLH)



Pense sobre a conversão de Paulo, a soberania de Cristo, e o que os pecados de Paulo têm a ver com a sua salvação.



Paulo disse que Deus "me escolheu antes mesmo de eu nascer," e no caminho de Damasco "me chamou por sua graça" (Gal. 1:15). Isto significa que entre o nascimento de Paulo e o seu chamado no caminho de Damasco, ele já era 'escolhido' mas não havia ainda sido 'chamado' para ser instrumento de Deus. (Atos 9:15; 22:14).



Isto significa que Paulo estava espancando, aprisionando e assassinando Cristãos como 'escolhido de Deus' e que em breve se tornaria um missionário cristão.



Eu estava viajando, já perto de Damasco, e era mais ou menos meio-dia. De repente, uma forte luz que vinha do céu brilhou em volta de mim. Eu caí no chão e ouvi uma voz que me dizia: “Saulo, Saulo, por que você me persegue?” (Atos 22: 6-7 NTLH)



Não havia como negar ou fugir. Deus já o havia escolhido para isso antes de ele ter nascido. E agora, Ele o tomaria para si. A palavra de Cristo é soberana. Não há negociação.



Levante-se e entre na cidade de Damasco. Ali alguém vai lhe dizer tudo o que Deus quer que você faça. (Atos 22:10 NTLH)



Damasco não foi o resultado da vontade de Paulo que decidiu escolher a Cristo após décadas de fúteis esforços divinos de salvação. Deus o havia escolhido em seu tempo (antes que Paulo nascesse), e também escolheu o tempo de chamá-lo (no caminho de Damasco). Paulo cedeu quando Deus o chamou.



Portanto, os pecados que Deus havia permitido entre o nascimento de Paulo e o seu chamado eram parte do plano, pois Deus poderia o ter enviado a Damasco mais cedo.



Podemos fazer alguma idéia do propósito daqueles pecados? Sim. Eles foram permitidos por você e eu, para todos aqueles que acreditam que pecaram demais para serem salvos pela graça. Aqui está como Paulo relaciona os pecados dele conosco:



Ele fez isso apesar de eu ter dito blasfêmias contra ele no passado e de o ter perseguido e insultado. Mas foi por esse mesmo motivo que Deus teve misericórdia de mim, para que Cristo Jesus pudesse mostrar toda a sua paciência comigo. E isso ficará como exemplo para todos os que, no futuro, vão crer nele e receber a vida eterna. "(I Timóteo 1: 13,16 NTLH)



Oh! Quão doces são os desígnios de Deus na salvação soberana de pecadores endurecidos!
Traduzido com permissão por Neyzimar Ferreira Lavalley